Direito de Família na Mídia
Adoção é tema de encontro
17/10/2016 Fonte: Jornal do ÔnibusA adoção de crianças e adolescentes é um assunto que desperta cada vez mais interesse na sociedade. Ainda cercada de mitos, ela precisa ser refletida, orientada, apoiada e agilizada. Para auxiliar nesta busca, foram criados os Grupos de Apoio à Adoção, que são cerca de 150 em todo Brasil. No Paraná, seus integrantes, todos voluntários, reúnem-se em novembro, durante encontro inédito no Estado.
O “I Encontro Paranaense de Apoio à Adoção” será nos dias 4 e 5 de novembro de 2016, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. Esta primeira edição traz o tema “Caminhos da Adoção“, oportunizando reflexões e integração dos Grupos, famílias adotivas, acadêmicos, professores e comunidade.
Além do viés social, o Encontro possibilita o desenvolvimento da pesquisa científica voltada ao tema no meio acadêmico, que terá trabalhos apresentados e avaliados ao final do evento.
A iniciativa é do Grupo Romã, de São José dos Pinhais, com apoio da FAE e da Prefeitura da Cidade. “A ideia nasceu durante o Encontro Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção, quando percebemos que a discussão sobre o tema precisa ser ampliada. Buscamos colaborar para que mais crianças e adolescentes encontrem boas famílias, para que esta relação seja saudável e o futuro seja transformado com amor e consciência”, resume Mauren Luc, presidente do Grupo Romã. “Precisamos difundir a Cultura da Adoção e legitimar a família adotiva, por meio de adoções legais, seguras e para sempre.”
Depoimentos, convivência familiar, adoção tardia, pós-adoção, busca ativa e as boas práticas dos 17 Grupos do Estado serão alguns dos temas do Encontro. “O Paraná possui grupos bastante experientes e com grandes vivências no movimento nacional pela adoção. Além de pessoas fantásticas, como Hália Pauliv, precursora dos cursos de preparo para adoção no Brasil; Sergio Kreuz, juiz em Cascavel, referência nacional sobre família acolhedora; e Lídia Weber, pesquisadora destaque nas temáticas que envolvem adoção”, analisa a presidente da Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (ANGAAD), Suzana Schettini.
As inscrições vão até dia primeiro de novembro e custam R$80 e R$40 para estudantes. O valor inclui a participação em todas as palestras e apresentações, dois coffee breaks e um almoço com bebida. Faça sua inscrição pelo site www.encontrodeadocao.com.br
Serviço:
I Encontro Estadual de Apoio à Adoção
Data: 4 e 5 de novembro de 2016
Local: Hotel Astron – no Centro de São José dos Pinhais/PR
Abertura: 19h